Cidadão francês estava desaparecido desde as 19h00 desta sexta-feira.
Corpo do artigo
Foi encontrado com vida esta madrugada, o homem de 47 anos estava desaparecido desde a noite desta sexta-feira na praia de São Julião, nos concelhos de Sintra e Mafra.
O cidadão de nacionalidade francesa foi encontrado pelas 05h45 deste sábado com ferimentos, tendo sido transportado pelos Bombeiros Voluntários da Ericeira para o hospital de Torres Vedras, conta à TSF o comandante da capitania do porto de Cascais, Paulo Agostinho.
TSF\audio\2023\09\noticias\16\cmdt_paulo_agostinho_1_encontrado
Já no hospital, o homem confirmou que entrou no mar pelas 19h00 de sexta-feira, "perdeu a consciência, depois terá recuperado a consciência, lutou contra o mar, ficou muito desorientado. Subiu umas rochas e uma colina e depois andou a caminhar até cerca das quatro da manhã, com alguma desorientação, até ter encontrado as instalações da polícia balnear".
Paulo Agostinho revela ainda que o homem sofreu "imensas escoriações no corpo, correlacionáveis com andar nas rochas e ter subido a colina, onde afirmou que ter caído várias vezes".
TSF\audio\2023\09\noticias\16\cmdt_paulo_agostinho_2_hospital
Nas operações de busca, coordenadas pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Cascais, estiveram empenhados, por terra, elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Cascais e dos Bombeiros Voluntários da Ericeira, por mar, uma embarcação da Estação Salva-vidas de Cascais e uma mota de água da Estação Salva-vidas da Ericeira, e por ar, por uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.
o alerta foi recebido pelas 21h07, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), a informar que um homem tinha desaparecido na praia, tendo sido de "imediato iniciadas buscas no local".