Começou este fim de semana, de 16 e 17 de setembro e vai até final do mês, a 3.ª edição dos Encontros Sonoros Atlânticos Francisco de Lacerda, em Lisboa, mas muito nos Açores, de onde é natural o compositor Francisco Lacerda.
Corpo do artigo
Francisco Lacerda é um compositor e maestro português, que nasceu em S. Jorge em 1869 e que é evocado agora na terceira edição dos Encontros Sonoros Atlânticos Francisco Lacerda. São os encontros promovidos pela Associação Francisco Lacerda, a música e o mundo, com programação do compositor Vasco Mendonça, que sublinha essa ideia de encontros sonoros, porque para além da música é o que faz despertar nas novas composições.
Começou em Lisboa e vai ter espetáculos em São Jorge, Terceira, São Miguel para acabar onde começou, nesse círculo atlântico, encerrar em Lisboa.
Há a estreia o documentário "Francisco de Lacerda Ou a Fragueira ou Paris" de Luís Porto,
Transcrições de obras de Francisco de Lacerda ao pianista, compositor Filipe Raposo e ao compositor Sérgio Azevedo. Ou como refere Vasco Mendonça, para que a obra de Francisco Lacerda, mantenha a vida, que muitas vezes se perde no tempo.
Fazer essa viagem entre os Açores e o continente, e o resto do mundo, por onde viajou e pode continuar essa jornada, a música do compositor português Francisco Lacerda, em encontros Atlânticos
3.ª edição dos Encontros Sonoros Atlânticos Francisco de Lacerda, entre Lisboa e os Açores até 30 de setembro