Enfermeiros voltam a entregar petição para que profissão seja reconhecida como de alto risco
Uma das exigências dos enfermeiros é a possibilidade de se aposentaram a partir dos 55 anos
Corpo do artigo
O Sindicato dos Enfermeiros já entregou na Assembleia da República uma petição com mais de 15 mil assinaturas para que a enfermagem seja reconhecida como uma profissão de alto risco e desgaste rápido. O dirigente sindical Pedro Costa sublinha a justiça deste reconhecimento.
"Os enfermeiros são os profissionais mais agredidos do Serviço Nacional de Saúde. Se isto não é, por si só, motivo para o reconhecimento de uma profissão de risco, não sei o que é necessário para isso acontecer. Todos os dias vemos notícias de profissionais de saúde, nomeadamente enfermeiros, a serem agredidos. Estão expostos a níveis de stress elevadíssimos pelas funções que desempenham, nomeadamente em serviços de urgência, blocos operatórios e em cuidados intensivos. Hoje em dia, com esta escassez de profissionais e com esta disfuncionalidade na organização dos serviços de saúde, as pessoas já chegam, de alguma forma, stressadas e até revoltadas quando recorrem a uma urgência. Isto coloca nos profissionais uma responsabilidade que não é sua", explicou à TSF Pedro Costa.
Uma das exigências dos enfermeiros é a possibilidade de se aposentaram a partir dos 55 anos. E esta é a segunda vez que estes profissionais de saúde entregam no Parlamento uma petição com este objetivo.
