Entidade reguladora recomenda criação de comissão de humanização nas unidades de saúde

Mário Vasa (arquivo)
A Entidade Reguladora da Saúde quer garantir que os cuidados de saúde respeitam a dignidade dos utentes e, por isso, recomenda a criação de uma comissão de humanização
Corpo do artigo
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recomenda todas as unidades de saúde a criarem uma comissão de humanização em cada estabelecimento. O objetivo é garantir que os cuidados respeitam a dignidade dos utentes.
A ERS recomenda os profissionais optem por uma linguagem clara na comunicação com os doentes. Além disso, devem ser disponibilizados todos os meios necessários para o doente, como cadeiras de rodas ou macas.
A entidade sublinha que devem também ser garantidos os cuidados de higiene básicos, como o banho ou a troca de fralda, sempre que o doente manifestar desconforto e nunca em espaços abertos e públicos.
A recomendação vai até mais longe. A ERS pede que os doentes sejam enviados para casa com vestuário adequado, depois da alta clínica. Na carta de alta, devem vir mencionados todos os cuidados necessários a receber, os sinais de alarme e como proceder.
A alta deve ainda ser seguida de uma avaliação do apoio que existe em casa, em articulação com a família ou responsáveis legais.
A ERS tem ainda também uma secção dedicada aos cuidados de saúde na gravidez e sublinha que deve ser garantido o respeito pela vontade e autonomia da mulher no parto e na amamentação.