Em S. Brás de Alportel, no Algarve mais tradicional, quiçá menos conhecido, um espaço diferente é uma referência em termos de modernidade, pela cozinha que apresenta, marcada pela contemporaneidade.
Corpo do artigo
Ponto de partida da Rota da Cortiça, S. Brás de Alportel oferece o melhor de dois Algarves: é uma porta aberta para a serra do Caldeirão e uma janela de onde se contempla o oceano.
Na vila, atravessada pela Nacional 2, o Museu do Trajo e o Palácio Episcopal, em tempos residência de veraneio do bispado algarvio, são pontos de referência para um passeio através das ruas de casas brancas e onde há, começado por ípsilon, um Ysconderijo.
TSF\audio\2018\05\noticias\03\tsfmesa3
É um restaurante que mudou há quatros anos para as imediações da Câmara Municipal, após igual período noutro local. Espaço acolhedor, desdobrado em várias salas e recantos mais intimistas, com paredes em pedra e decoração moderna, sóbria.
A cozinha de autor, elegante, com um toque mais sofisticado, criativa e apresentada com contemporaneidade é a imagem da casa.
Nas entradas, destacam-se bolinhos de peixe com molho agridoce; vieiras sobre puré de ervilhas e bacon estaladiço; rolinhos de atum e vegetais com molho chili; escalope de foie gras sobre pão tostado, redução de vinho do Porto e chutney de abóbora.
O capítulo de pratos com sabor marinho revela apresenta sugestões aliciantes: salmão marinado em soja e citrinos com crosta de ervas, puré de batata, legumes e molho de iogurte e manga; filetes de linguado enrolado com camarão sobre espinafres salteados, molho mediterrâneo e puré de batata e ainda camarão no sauté com embrulho de arroz salteado e molho chili com limão.
Quanto a escolhas cárnicas, há bifes - da vazia e de lombo de novilho -, espetada de lombinho de porco enrolado em bacon com camarão e batata salteada; magret de pato sobre salada verde, citrinos, regado com vinagrete de Vinho do Porto; carré de borrego com legumes e puré de batata-doce roxa.
A costeleta do lombo, peça avantajada, com cerca de 450 gramas de peso, é apresentada sobre ratatouille de legumes, com molho de sementes de mostarda e batata pála-pála.
Outra opção, o peito de frango recheado com vegetais e ervas, puré de batata, molho de caril e especiarias.
Nas sobremesas, a escolha torna-se difícil, mas o creme de baunilha com crosta de pêras flamejadas em moscatel e a tarte de banana caramelizada com gelado de baunilha destacam-se neste doce capítulo.
Boa carta de vinhos. Serviço simpático neste restaurante que só abre ao jantar. Um Ysconderijo interessante. Em S. Brás de Alportel.
Onde fica:
Localização: Rua Gago Coutinho, nºs 45 e 47, 8150-151 São Brás de Alportel
Telef.: 289 849 520