"Todos pelo IPO." Pilhas e equipamentos elétricos podem render milhares de euros em material médico
Todos podem ajudar, na campanha que, o ano passado, rendeu mais de 30 mil euros.
Corpo do artigo
A campanha "Todos pelo IPO", que junta a rede eletrão e o IPO de Lisboa, entra esta quarta-feira em vigor pelo segundo ano consecutivo, com o intuito de poder render milhares de euros para a compra de material médico, numa iniciativa que se estende até o final do mês de dezembro
As pilhas, baterias e os equipamentos elétricos usados que não são corretamente encaminhados para reciclagem constituem um problema grave para o ambiente e para a saúde humana, já que, à medida que se degradam, vão poluindo o ar, o solo e a água pela libertação de componentes tóxicos nocivos. É, por isso, fundamental que estes aparelhos sejam encaminhados para reciclagem em unidades especializadas para o efeito.
Em ano de centenário, Eva Falcão, presidente do IPO Lisboa, realça, em declarações à TSF, a importância da iniciativa, dizendo que se trata de uma "campanha especial e duplamente positiva".
TSF\audio\2023\08\noticias\23\eva_falcao_1_7h_2x_positiva
Para a edição deste ano, Eva Falcão quer superar os números de 2022.
"Estamos a fazer os contactos no sentido de aumentar o número de parceiros. Isto são recolhas dinamizadas nas empresas para os seus trabalhadores e esperamos bater as 156 toneladas do ano passado e receber mais do que os 37 mil euros que no passado reverteram a favor do IPO com o contributo de todos. O grande mote é o da solidariedade, sabermos que somos mais fortes juntos e que as pessoas, com um gesto aparentemente rotineiro ou quase banal, podem contribuir para o sucesso da do IPO Lisboa", acrescenta.
Quem quiser pode ajudar e, para isso, basta doar pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados, recorrendo a um dos mais de nove mil pontos espalhados pelo país.
Os eletrodomésticos de grande dimensão podem ser recolhidos porta a porta apenas na Área Metropolitana de Lisboa, através do numero de telefone 800 262 333. A rede eletrão está ainda disponível para fazer recolha em empresas, tendo o ano passado fechado uma parceria com mais de 250 empresas.
No ano passado, a campanha "Todos pelo IPO" recolheu total de 156 toneladas de pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados, rendendo um total de 37 mil euros