Episódios de calor excecionais: temperaturas acima dos 40 ºC a partir de domingo
À TSF, o meteorologista Jorge Ponte explica que é possível falar numa nova onda de calor, uma situação que tem já "alguma excecionalidade, devido à duração do episódio"
Corpo do artigo
O calor não vai dar tréguas nos próximos dias, estando previsto um aumento das temperaturas já este fim de semana, com os termómetros a poderem ultrapassar os 40 ºC em todo o território do continente.
Em declarações à TSF, o meteorologista Jorge Ponte do Instituto português do Mar e da Atmosfera adianta que, nos próximos dias, haverá um "ligeiro alívio" das temperaturas no litoral-centro. Ainda assim, alerta que, a partir de domingo, os termómetros voltam a subir "para valores muito acima daquilo que é normal para a época do ano".
"Valores a rondar os 40 °C ou mesmo superior em praticamente todo o continente, especialmente na região Norte, onde os avisos deverão ser eventualmente agravados pelo menos para nível laranja, sem descartar a possibilidade de agravar alguns distritos para nível máximo", detalha.
Jorge Ponte adianta que, em algumas zonas, já se pode falar em onda de calor. Esta é uma situação que não é habitual, por se estender durante tantos dias.
"É normal haver episódios de calor no verão semelhantes àqueles que temos assistido, mas com esta duração não ocorre todos os anos, embora não seja inédito. É uma situação já com alguma excecionalidade devido à duração do episódio", explica.
Lembra, ainda, que em 2003, houve igualmente uma onda de calor "muito extensa por esta altura". Os restantes anos, ainda que tenham contado com alguns episódios de calor intenso, não passaram por período "tão duradouros".
Portugal continental mantém-se esta quinta-feira sob aviso amarelo por causa do calor e em 13 dos 18 distritos a situação vai prolongar-se até às 18h00 de sábado.
Nos distritos de Lisboa, Leiria, Aveiro e Coimbra, no litoral, os avisos vão durar apenas até às 18h00 desta quinta-feira.
Tal como nos dias anteriores, Faro volta hoje a ser a exceção, não tendo qualquer aviso.
O aviso amarelo, o menos grave, é emitido quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.