"Erro informático" interfere nos dados sobre urgências do Hospital de Santa Maria no portal do SNS
Resta saber se este problema advém dos serviços do hospital ou da página do SNS
Corpo do artigo
O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, adianta à TSF que um problema de atualização fez com que surgissem dados errados no site do Serviço Nacional de Saúde (SNS) relativos aos tempos de espera naquela unidade de saúde. Ao início da manhã desta quarta-feira, o tempo médio de espera para triagem era de cinco horas e para a primeira observação de seis.
Fonte do Santa Maria garante à TSF que se trata de um "erro informático", uma vez que o tempo de triagem é zero e o tempo para primeira observação é de hora e meia. Em termos de espera nas urgências, a situação está normalizada.
O hospital está a verificar se o problema informático advém dos seus serviços ou da página do SNS.
Além do Santa Maria, há outros hospitais com urgências com tempos de espera elevados. Por exemplo, no momento da publicação deste artigo, pelas 09h40, no Hospital Garcia de Orta, em Almada, a média de espera para a primeira observação é de três horas e 38 minutos. Já no Hospital Beatriz Ângelo, são oito horas e 58 minutos.
Por sua vez, o Hospital Garcia de Orta confirma que o elevado tempo de espera que está no site do SNS "não está a traduzir a realidade". Fonte desta unidade hospitalar confirma à TSF que tal se deve a uma razão: "os profissionais estão empenhados na resposta assistencial e, por vezes, acabam por não registar no sistema em tempo real as altas", lê-se.
A mesma fonte não adianta, contudo, se a situação já está normalizada e, por isso, se o tempo de espera no portal é o correto.
Notícia atualizada às 10h20 com a informação relativa ao hospital Garcia de Orta
