A ERSE anuncia uma redução da Tarifa de Acesso às Redes e defende que a revisão dos valores é "fundamental" para garantir estabilidade.
Corpo do artigo
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) divulgou esta sexta-feira uma nova tabela de preços das tarifas de acesso às redes, o que pode baixar a fatura total quer no mercado regulado, quer no mercado liberalizado.
Para o mercado regulado, onde estão 921 mil clientes, a proposta de redução tarifária total é de menos 2,6%.
No mercado liberalizado a redução diz respeito ao tipo de tarifa de acesso às redes que está contratada, sendo a Baixa Tensão Normal (BTN) a mais usada e que vai ter uma redução de 68,4%.
A ERSE justifica esta revisão excecional das tarifas em 2022 como sendo "fundamental para assegurar uma maior estabilidade tarifária face ao atual contexto de grande volatilidade dos mercados de energia e de nível de preços anormalmente elevado nos mercados grossistas de eletricidade, permitindo mitigar os acréscimos na fatura dos consumidores, através de uma redução das tarifas de Acesso às Redes".
O regulador estima um impacto positivo na fatura de eletricidade (incluindo taxas e impostos), nas tipologias mais representativas de clientes domésticos, face aos preços em vigor".
"De referir que o impacte total nos consumidores em mercado liberalizado depende não apenas das tarifas de Acesso às Redes, mas também da componente de energia adquirida por cada comercializador", justifica a ERSE.