Na Escola de Hotelaria de Coimbra "cozinham-se" ao longo do ano letivo várias iniciativas solidárias. Esta foi uma das escolas premiadas pelo projeto Escolas Solidárias Fundação EDP.
Corpo do artigo
A diretora da instituição, Ana Paula Pais, garante que a ambição da escola é proporcionar aos alunos o contacto com uma cidadania responsável. E, para isso, utiliza as melhores ferramentas que tem: alunos + cursos de hotelaria e turismo + comunidade envolvente = iniciativas solidárias.
Têm tentado apoiar crianças institucionalizadas, trazendo-as à escola a participar no "Mini-Chefe" e colocando-as, pela primeira vez, a cozinhar; proporcionam aos idosos um cruzamento de contactos com os mais novos e atividade lúdicas e desportivas, com a organização do "Encontro Intergeracional". E, ainda, vocacionado para os sem-abrigo, dão vida ao "Sorriso à mesa". Trazem à escola sem-abrigo de Coimbra para que façam uma refeição completa e ainda preparam sacas para o pequeno-almoço do dia seguinte. Os produtos que utilizam vêm, grande parte, da horta biológica que os alunos cultivam na escola.
Destaque também para a organização, este ano pela primeira vez, da Corrida Solidária Médicos do Mundo, ou ainda, para a confeção do "Melhor Bolo Rei do Mundo", cujos fundos reverteram para instituições sociais da região centro.