Escola em Gaia proíbe alunos de vestirem calções ou fatos de treino, estudantes protestam contra "coisa fora do comum"
A medida imposta pela direção da escola não agrada nem aos alunos, nem aos pais
Corpo do artigo
Os alunos da Escola Profissional de Gaia manifestaram-se, esta terça-feira, contra a decisão da direção escolar de proibir a entrada de estudantes vestidos com calções ou fatos de treino. As novas regras de vestuário, impostas pelo estabelecimento de ensino no início do terceiro período do ano letivo, não agradam nem aos estudantes, nem aos pais.
Jéssica Gomes é uma das estudantes insatisfeitas que decidiu manifestar-se em frente à escola: "Um pai criou uma página e combinámos vir todos de preto, alguns vieram de azul, mas mesmo assim estão cá fora a fazer a manifestação", explica, em declarações à TSF. A aluna espera que o protesto faça com que a direção da escola altere a medida aplicada.
"Achamos que isto é uma coisa fora do comum, porque muita gente não tem condições para comprar mais calças. Já houve um pai revoltado, liguei para a escola e também não me souberam responder. Estamos aqui todos contra a escola e a ver se eles mudam alguma coisa", adianta.
Também o encarregado de educação Manuel Neves esteve presente na manifestação. À espera de ser ouvido pela direção, considera que apenas se deve repreender os alunos que se vestirem inadequadamente.
"Já fiz o pedido para, como pai e como encarregado da educação, ser ouvido. Não é isto que foi assinado no início do ano letivo. Se há novas normas, se houve alguns abusos, têm de repreender quem abusou dessa forma. Agora, não é a própria escola que deve ditar o vestuário não adequado, consoante está num e-mail", afirma, também ouvido pela TSF.
O protocolo assinado no início do ano letivo não tinha indicações sobre as normas de vestuário. "Não refere roupa, calções ou fato de treino. Gostávamos agora perceber o porquê de a escola, a meio do ano letivo, ter este tipo de atitude", acrescenta.
Na informação enviada aos encarregados de educação, a direção da escola revela que não será aceite a entrada de alunos que vistam calções ou fatos de treino, devendo os estudantes optar por calças azuis.
A TSF tentou falar com a direção da Escola Profissional de Gaia, que não se mostrou disponível.
