A escola secundária Flávio Pinto de Resende em Cinfães foi distinguida, pela primeira vez, como uma escola solidária, pela Fundação EDP Solidária.
Corpo do artigo
A escola já tinha um passado de voluntariado junto da sociedade mas esta distinção veio aumentar essa intervenção. Com o apoio da autarquia e juntas de freguesia, principalmente por causa dos transportes e de materiais, os alunos de alguns cursos profissionais passaram a fazer atividades solidárias junto da população idosa do concelho.
Na área do curso Técnico Auxiliar de Saúde, os alunos vão pelo concelho fazer medições de tensão e de níveis de açúcar no sangue. Pequenas ações que se transformam em grandes momentos de partilha para os idosos e que se revestem de extrema importância para os alunos, uma vez que podem começar a por em prática, toda a teoria que aprendem nas aulas.
Na área do curso Técnico de Instalações Elétricas existe uma equipa denominada "Consertamos em Casa" que faz pequenos consertos elétricos e remodelações nalgumas habitações de pessoas idosas em que muitas vezes a mobilidade é reduzida, caso de rampas de acesso ou arranjos de telhados ou janelas.
Outros alunos estão também em serviço de voluntariado nos lares e IPSS e outros fizeram recolha de roupas e alimentos para distribuir pelos maios necessitados.
Neste primeiro ano as áreas identificadas foram a saúde, terceira idade, pobreza e fome. Para o ano os professores responsáveis querem aumentar área de atuação para todo o concelho e incluir mais alunos neste voluntariado solidário. Há também a ideia de avançar para a área da deficiência com a turma de 12 ano, que este ano termina o secundário.