As escolas de condução de todo o país estão paradas devido a alterações no sistema informático do Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres (IMTT).
Corpo do artigo
Desde Maio que o processo de emissão das licenças de aprendizagem de condução no IMTT bloqueou, uma situação que está a afectar mais de 7000 alunos, segundo o presidente da Associação Nacional dos Industriais do Ensino de Condução Automóvel (ANIECA).
«O IMTT fez uma alteração no sistema sem praticamente nos avisar» e sem «a emissão das licenças de aprendizagem (...) não podemos dar formação», lamentou.
Vieira Dias acrescentou que há alunos com o exame de código já feito que terão de repetir a prova por causa deste problema.
Criticou ainda o forte investimento, de «centenas de milhares de euros», em equipamentos do IMTT que foram distribuídos a «500 escolas de condução para capturar a imagem do candidato a condutor ou do condutor no caso da revalidação das cartas».
«Agora todos esses equipamentos vão ser deitados para o lixo. Isto é uma gestão danosa dos dinheiros públicos», criticou.
Perto de 40 mil condutores não conseguem revalidar a carta de condução devido à introdução de novas funcionalidades no sistema informático do IMTT.