Escolas de Manteigas fechadas na sexta-feira perante "previsões de neve históricas"

Créditos: Filip Singer/EPA
À TSF, o autarca Flávio Massano adianta que, nos últimos 20 anos, "não há memória de um aviso desta escala". O IPMA prevê queda de neve acima dos 800/1000 metros no distrito da Guarda
A câmara de Manteigas decidiu encerrar os estabelecimentos de ensino do concelho na sexta-feira devido à previsão de queda de neve nas próximas 48 horas.
Em declarações à TSF, o autarca Flávio Massano afirma que a decisão de encerrar o Agrupamento de Escolas de Manteigas e a Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas foi tomada tendo em conta que existem "previsões de neve históricas". "Pelo menos nos últimos 20 anos não há memória de um aviso desta escala", assinala, completando que o executivo municipal já aconselhou a população a minimizar as viagens em veículos, dando preferência às deslocações pedonais.
"Desta leitura e desta análise que fizemos, o mais indicado mesmo foi prevenirmos a ocorrência de qualquer situação, até porque sabemos que hoje em dia a capacidade destas alterações climáticas surgirem com episódios ainda mais gravosos do que aquilo que está pré-avisado é real e nós não queremos arriscar e queremos manter todas as pessoas a salvo", assegura.
A Câmara Municipal de Manteigas apela ainda à população para que adote "comportamentos preventivos", uma vez que, apesar de o dispositivo de emergência estar pronto, os meios podem não chegar para dar resposta a todas as necessidades.
"Também contamos, obviamente, com entidades com as quais estamos articulados, nomeadamente a GNR, o posto de busca e resgate de montanha, também o centro de limpeza de neve da Serra da Estrela que vai continuar a estar nas estradas municipais e nacionais", adianta.
Estimando que este cenário possa durar "um ou dois dias", aconselha igualmente a que sejam feitas recolha de alimentos "adicionais" para quem não tem "essa reserva", já que as deslocações são desaconselhadas nos próximos dois dias.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito da Guarda sob aviso laranja devido à queda de neve, no âmbito da passagem da depressão Ingrid pelo território continental.
Segundo o IPMA, prevê-se neve acima dos 800/1000 metros, com a cota a descer para os 600/800 metros; acumulação entre 20 e 30 centímetros nas zonas mais elevadas; e maior agravamento das condições entre hoje à noite e a tarde de 23 de janeiro, período correspondente ao aviso laranja.
A depressão Ingrid deverá provocar, até domingo, períodos de chuva forte, aguaceiros acompanhados de granizo e trovoada, vento forte e queda de neve significativa nas regiões Norte e Centro.
As autoridades recomendam especial prudência, nomeadamente adequar a velocidade às condições da via, evitar deslocações desnecessárias para zonas de montanha, utilizar correntes de neve, sempre que necessário, evitar travagens e acelerações bruscas, e redobrar a atenção em zonas sombrias, onde pode formar-se gelo.
Em zonas com neve, aconselha-se ainda o uso de vestuário adequado, evitar caminhadas solitárias e regressar de imediato por trilhos sinalizados caso as condições meteorológicas se agravem.
O IPMA alerta que o aviso laranja é emitido sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado, e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades, aconselhando o acompanhamento regular das atualizações meteorológicas.