Rui Rio voltou a apresentar "caras novas" para cabeças-de-lista em quatro distritos. Se em Santarém escolha é saudada, em Setúbal foi uma surpresa. Faltam revelar 10 nomes principais.
Corpo do artigo
"Fico surpreendido por saber pela comunicação social". Palavras de Bruno Vitorino, presidente da distrital do PSD Setúbal, sobre os cabeças-de-lista anunciados na noite desta quinta-feira pela direção do partido. Em declarações à TSF, o líder distrital e um dos nomes críticos de Rui Rio, diz que não se pronuncia em relação ao candidato e a listas, reitera que o que tiver a dizer fá-lo-á diretamente ao presidente do partido na reunião agendada para dia 18 de julho.
TSF\audio\2019\07\noticias\04\filipe_santa_barbara_cabecas_de_lista_00h
Nas últimas legislativas, o círculo de Setúbal elegeu 18 deputados, quatro eram do PSD, sendo que o nome de Maria Luís Albuquerque seguiu no topo. Desta vez, vai Nuno Carvalho, vereador na Câmara Municipal de Setúbal.
No Ribatejo, é a presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais, quem encabeça a lista de Santarém. "Bom quadro, excelente autarca", salienta João Moura, presidente da distrital de Santarém.
11059192
Ao contrário de Bruno Vitorino, João Moura soube antecipadamente que Isaura Morais ia ser cabeça-de-lista. O líder do PSD/Santarém comenta à TSF que esta é "uma conquista e uma vitória para a distrital" e que o nome "coaduna-se com a estratégia de ter alguém com ligação ao distrito" a liderar a lista. De resto, o nome da autarca de Rio Maior já seguia em terceiro lugar como indicação da distrital.
Nas eleições de 2015, a lista de Santarém foi encabeçada por Teresa Leal Coelho e o PSD conseguiu eleger três deputados neste círculo (de um total de nove possíveis).
Dos nomes revelados pela esta quinta-feira pela direção do partido, além de Nuno Carvalho e Isaura Morais, juntam-se Cláudia André, por Castelo Branco, e Henrique Silvestre Ferreira, por Beja.
11078810
Nas últimas eleições, pelo círculo de Castelo Branco foi cabeça-de-lista Manuel Frexes e foi eleito juntamente com Álvaro Batista. Já em Beja, o PSD apenas elegeu a então cabeça-de-lista Nilza de Sena.
Estes nomes juntam-se aos outros seis que foram revelados no final do mês de junho, sendo que falta anunciar os cabeças-de-lista de outros 10 círculos.
Em declarações ao programa " Circulatura do Quadrado " da TSF e da TVI24, Rui Rio disse esta semana que os cabeças-de-lista para estas eleições são um misto de experiência com renovação. Fazendo as contas, esperar-se-á que os próximos nomes sejam de caras mais conhecidas e associadas mais facilmente pela população ao PSD.
Sobre o lugar em que o próprio presidente do partido irá nas listas, esse continua a ser um segredo bem guardado.