Escombros no terreno como "forma de intimidação": Vida Justa promove ação de limpeza no bairro do Talude após demolições
À TSF, Gonçalo Filipe, deste movimento, recorda que as demolições estão suspensas, mas o que restou das barracas continua no terreno. É um gesto que representa "intimidação e expulsão" ao "deixar as pessoas a viver no meio da insalubridade", justifica. No sábado a partir das 09h00, todos são convidados a participar
Corpo do artigo
O movimento Vida Justa apela à participação de todos na limpeza dos terrenos no bairro do Talude Militar, em Loures, no mesmo local onde foram demolidas dezenas de barracas no início da semana. A ação vai decorrer este sábado de manhã, numa altura em que várias famílias continuam sem solução, após terem ficado sem casa: muitas voltaram a pernoitar em tendas ou ao relento.
Em declarações à TSF, Gonçalo Filipe, do movimento Vida Justa, recorda que as demolições estão suspensas, mas o que restou das barracas já destruídas continua no terreno. Para aquele porta-voz, este é um gesto que representa "intimidação e expulsão" ao "deixar as pessoas a viver no meio da insalubridade".
Por estas razões, este sábado haverá uma operação "de solidariedade, de limpeza", para a qual estão todos convidados. A limpeza do bairro do Talude vai decorrer a partir das 09h00 deste sábado e também no domingo.
O mesmo representante destaca ainda a onda de solidariedade que se tem registado nos últimos dias, com "muitas pessoas a entregar tendas, alguns alimentos e água". A água é essencial, diz Gonçalo Filipe, porque as pessoas que estão ali passam o dia "expostas ao calor". Graças a estas ajudas, as pessoas receberam também "um pouco mais de dignidade".
Relativamente ao apoio da Câmara Municipal de Loures, garante: "Não tem feito mais do que aquilo que fez até agora: disponibilizar-se para pagar uma renda e uma caução às pessoas que consigam celebrar um contrato de arrendamento. Relembro, mais uma vez, que essa é a razão pela qual elas estão a viver nesta situação: não conseguem celebrar um contrato de arrendamento, seja pelos preços proibitivos, seja por não conseguirem sequer chegar ao ponto em que entram em negociação com o senhorio."