Esgotado nas farmácias: Infarmed confirma que medicamento contra o cancro só está disponível nos hospitais
Em resposta enviada à TSF, o regulador indica que as falhas não são de agora
Corpo do artigo
O Infarmed reconhece problemas nas farmácias com o medicamento Tamoxifeno, fundamental contra o cancro da mama e, em resposta enviada à TSF, o regulador admite que estas falhas não são de agora.
"Desde há mais de um ano que este medicamento se encontra com problemas de fabrico e, consequentemente, o abastecimento do Tamoxifeno atravessa um período de alguns constrangimentos a nível de ambulatório (farmácias comunitárias). Face às situações de escassez por parte da empresa que o comercializa, o Infarmed tem procurado encontrar soluções alternativas para garantir a disponibilidade do medicamento aos doentes no nosso país, nomeadamente através da importação de embalagens rotuladas em língua estrangeira", lê-se na mesma nota.
Contudo, garante ainda que, nos hospitais, não há, até agora, problemas no que a este assunto diz respeito: "O Infarmed tem emitido autorizações especiais aos hospitais para disporem do medicamento e neste momento os hospitais estão devidamente abastecidos, podendo, pois, dispensar o medicamento."
O Tamoxifeno, medicamento fundamental contra o cancro da mama, não está disponível nas farmácias, pelo menos, desde o início deste mês. Na página online do Infarmed, o Tamoxifeno aparece como indisponível no mercado a 2 de agosto. O medicamento genérico é fundamental para travar o aparecimento de novos cancros da mama.
