
© Facebook/petiscosjamonjamon
O nome pronuncia-se à espanhola, mas é bem à portuguesa que um espaço na vila-Natal é local marcado pela decoração vintage e pela informalidade para saborear petiscos e alguns pratos tradicionais.
Corpo do artigo
Vila Natal, adoçada pelo já tradicional evento chocolateiro e com o Fólio na rota dos festivais literários internacionais, Óbidos encanta pelas ruas e vielas que se enlaçam, comprimidas pela cinta amuralhada.
O topónimo deriva, precisamente, do vocábulo ópido, cujo significado é cidadela.
Na Porta da Vila, onde se chega pela Estrada da Cerca, o Ja!mon; Ja!mon é um achado enquanto espaço de restauração. Pronuncia-se à espanhola; na caligrafia portuguesa, tem um ponto de exclamação a separar ambas as sílabas.
TSF\audio\2018\01\noticias\25\tsfmesa25
O amor, que noutras eras fez incluir a vila no dote de várias rainhas, foi, para o jovem proprietário, a causa inspiradora: uma efémera paixão esteva na base do nome dado ao pequeno restaurante localizado, praticamente, sob o aqueduto.
O espaço é reduzido; na sala, ocupada por meia dúzia de mesas cobertas com toalhas aos quadrinhos azuis, e bancos em madeira, avulta o forno a lenha.
É o coração da casa, conhecida pelo pão ali cozido. De todo o tipo e tamanhos grande e simples ou recheado com chouriço, alheira, torresmos, farinheira e até bacalhau.
O cheirinho a lenha e as traves de madeira no teto emprestam maior rusticidade ao espaço, que remete para as memórias da infância da geração grisalha, ali retratadas na decoração, à base de móveis e objetos de outros tempos: lá estão a velha e pesada máquina registadora; as balanças; os louceiros em madeira; a panela em ferro.
A lista, tal como o espaço, foge ao padrão típico dos restaurantes da vila, mais turísticos e com outro estatuto. A informalidade e a descontração são palavras de ordem e ali as mulheres estão em maioria absoluta.
Os petiscos constituem uma boa razão para uns momentos de pausa. Farinheira de canela; chouriço picante; ovos mexidos com farinheira; pimentos de Padrón ou tábuas de queijos ou com presunto são algumas sugestões,
A excelência do pão e as azeitonas temperadas ajudam a entreter o palato enquanto não chega um prato mais substancial. As opções são muito limitadas, regra geral duas em cada dia, consequência da diminuta capacidade da cozinha. O forno assume o protagonismo principal, designadamente em pratos como borrego assado ou cozido à portuguesa.
Bacalhau espiritual, tintureira com batata a murro, salmão, polvo são algumas das eventuais escolhas diárias.
Os vinhos da Adega Mãe harmonizam na perfeição com os pitéus deste espaço sui generis, com horário mais alargado só à 6.ª feira e sábado.
Espaço castiço, com uma agradável esplanada e preços muito em conta.
Sabe bem saborear, com tempo, este Ja!mon; Ja!mon. Em Óbidos.
Onde fica:
Localização: Óbidos
Telef.: 916 208 162