A época da lampreia vai prolongar-se até 15 de abril e, ao que tudo indica, este vai ser um bom ano para os apreciadores.
Corpo do artigo
O presidente da Associação Pescadores do Rio Minho e Mar disse à TSF que 2018 está a ser um "ano atípico" para a lampreia pois "os primeiros exemplares capturados foram um bom número para a época do ano". Augusto Porto chegou a temer que a "espécie não viesse para os nossos rios com a mesma abundância, mas os primeiros exemplares mostram que a água doce foi ouro autêntico a entrar nos rios".
Perante o aumento da oferta, Augusto Porto admite que os preços possam descer um pouco. "Este ano a lampreia abriu a um preço acima dos últimos anos porque havia o temor que houvesse pouca lampreia, mas agora conforme os números da lampreia vão aumentando a expectativa é que diminua o preço", afirma.
TSF\audio\2018\01\noticias\15\augusto_porto_2_preco
O presidente da Associação Pescadores do Rio Minho e Mar considera que o rio Minho "é um ex-libris a nível nacional".
TSF\audio\2018\01\noticias\15\augusto_porto_3_onde
As lampreias são capturadas "desde Melgaço, nas pesqueiras, e depois de Valença até à foz do rio Minho. A verdadeira 'mãe' das lampreias é o concelho de Caminha, é a foz do rio Minho, é no desaguar das águas com o oceano Atlântico, onde se podem comer e apanhar as melhores lampreias de todo o país", diz orgulhoso.