Qualquer pessoa pode participar e habilitar-se a prémios no valor de 1500 euros.
Corpo do artigo
As Festas de Lisboa estão aí à porta. Prova disso é o arranque do concurso das Sardinhas das Festas de Lisboa, esta quinta-feira. A competição organizada pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) prolonga-se até 30 de abril e desafia qualquer pessoa a desenhar uma das sardinhas mais originais do ano.
Caso queira participar no concurso pode desenhar a sua sardinha com caneta e papel ou recorrer a dispositivos digitais, como um computador ou tablet. Não há limites de idade, nacionalidade ou imaginação e até pode enviar a sua sardinha por e-mail ou correio tradicional, como preferir.
Ao contrário dos anos anteriores, em 2020 vão haver 10 sardinhas vencedoras. Seis escolhidas pelo júri, as três mais votadas nas redes sociais e uma saída da Turma da Sardinha, uma parte da competição dedicada a alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.
Do júri vão fazer parte Ricardo Ramos - que assina como Xico Gaivota e tem desenvolvido obras com lixo recolhido nas praias -, a radialista e apresentadora de televisão Inês Lopes Gonçalves e o escritor, realizador, ilustrador e músico Afonso Cruz, a que se junta também Jorge Silva, "o Pai da Sardinha". Cabe à apresentadora e atriz Cláudia Semedo, juntamente com Jorge Silva, escolher a melhor proposta da Turma da Sardinha.
Todas as 10 sardinhas premiadas vão entrar na campanha de comunicação das Festas de Lisboa'20 e receber um prémio no valor de 1500 euros. Os vencedores vão ser anunciados a 31 de maio. O regulamento, as informações e inscrições estão disponíveis online.
(Notícia atualizada dia 26 de março, às 21h05)