Chama-se Capela Incomum. Trata-se de um wine bar que deu nova vida a uma capela do século XIX que estava abandonada. Antes de abrir portas, a proprietária consultou o Bispo do Porto.
Corpo do artigo
Assim que chegamos às portas escuras de madeira, vemos uma cruz no topo do edifício. No interior, o sol atravessa os vitrais que estão no teto e, na sala principal, destaca-se o altar em madeira. A capela foi recuperada, mas manteve a traça original. O vinho é servido ao lado do altar.
TSF\audio\2018\11\noticias\29\rute_fonseca_capela_incomum_porto
Francisca Lobão, a proprietária, é designer de interiores e procurava um espaço para trabalhar quando encontrou esta capela, no Porto.
"Fui dar à história do Visconde Vilarinho de São Romão, que viveu entre 1785 e 1863, e que estava muito ligado à viticultura. Achei piada, por ser uma capela e pensei na possibilidade de criar um wine bar".
A ideia avançou, o primeiro passou foi recuperar o edifício do início do século XIX. Mas antes de avançar com as obras, Francisca Lobão quis ter a certeza de que não estava a cometer um sacrilégio e enviou uma carta ao Bispo do Porto.
"Quis saber há quanto tempo não havia celebrações religiosas aqui, enviei uma carta ao Bispo do Porto e, como não havia atividades religiosas há mais de 50, anos pude avançar".
A Capela Incomum abriu portas há dois anos. Nas paredes em tom bordeaux, os símbolos religiosos foram substituídos por fotografias relacionadas com as vindimas e com o vinho. Nas mesas que preenchem a sala principal da capela, ao lado do altar, a reação dos clientes é de alguma surpresa.
"No início era muito engraçado, chegamos a ver pessoas de frente para o altar ou ajoelhados a celebrar, a erguer os copos. As pessoas acabam por brincar, mas sempre com respeito".
Francisca Lobão sublinha que a capela estava muito degradada e esquecida e, agora, veio dar nova vida à rua.
"Este edifício estava abandonado, as pessoas subiam a rua e já nem se lembravam... Acabaram por gostar que isto tivesse sido renovado e adaptado a um uso diferente, porque veio revitalizar este pedaço".
A Capela Incomum quer converter quem aqui entra ao culto do vinho. Este wine bar fica na Travessa do Carregal 77, Porto.