A personagem criada em 1986 para uma campanha publicitária da Milupa foi aproveitada pela RTP para avisar as crianças de que estava na hora de irem para a "caminha".
Corpo do artigo
José Maria Pimentel foi o ilustrador e publicitário responsável pela criação do Vitinho, o desenho animado que mandava as crianças para a cama, sem que elas nunca se chateassem com ele. Exibido em horário nobre, e com uma grande audiência, o Vitinho fazia as delícias de miúdos e graúdos.
Foi a 2 de fevereiro de 1986 que o Vitinho apareceu na televisão pela primeira vez, como parte de uma campanha publicitária da empresa de alimentação infantil Milupa. Mais tarde, a RTP lançou um concurso para um programa que pudesse dar as boas-noites às crianças. José Maria Pimentel concorreu com o seu Vitinho, venceu, e a Milupa, que usava o desenho animado em muitos dos seus rótulos, agradeceu.
[youtube:PyAZaMtvrDY]
O Vitinho começaria a dar as boas-noites a 16 de outubro de 1986 e só parou 11 anos depois, em 1997, e após quatro versões da sua música de embalar. A música foi sempre do maestro José Carvalho, mas as vozes mudaram de versão para versão. Isabel Campelo foi a primeira, seguiu-se Dulce Neves, depois Eugénia Melo e Castro e finalmente Paulo de Carvalho.
[youtube:4rXJQtfjh00]
Mesmo sendo a mais antiga, não há quem tenha esquecido pelo menos o primeiro verso da versão original:
"Está na hora da caminha
vamos lá dormir
que lá fora, as estrelas
dormem a sorrir
e amanhã cedinho, bem cedinho
tu vais ver
acordas mais forte e mais esperto,
isso é crescer
boa noite
sonhos lindos
adeus e até amanhã!"
[youtube:SgLrE9TWwqk]
Ao longo dos anos, as músicas do Vitinho foram editadas e comercializadas pelas discográficas Ovação e Sony Music Portugal.
A 2 fevereiro de 2011, nos 25 anos do Vitinho, a Google Portugal criou um Doodle para comemorar a data.
Se tiver saudades do Vitinho e quiser reatar contacto, pode sempre seguir a página oficial do Clube Vitinho.