Estado poderá manter posição minoritária na TAP após processo de reestruturação

Steven Governo/Global Imagens (arquivo)
O decreto de reprivatização da empresa ainda não está fechado, mas a Comissão Europeia já tem em mãos a versão mais recente para uma análise prévia.
Corpo do artigo
O Estado poderá não alienar a totalidade do capital da TAP. O Jornal de Negócios conta, esta segunda-feira, que no decreto de reprivatização da empresa, que está a ser elaborado, o Governo admite manter uma posição minoritária na empresa após o processo de reestruturação.
Segundo o jornal, o projeto de decreto ainda não está fechado, mas a versão mais recente já está nas mãos da Comissão Europeia, para uma análise prévia. Além disso, o grupo parlamentar do Partido Socialista tem pressionado o Governo a manter uma posição acionista minoritária na empresa.
O tema esteve também em cima da mesa no espaço de comentário de Luís Marques Mendes na SIC Notícias, no domingo, que adiantou a informação de que, "numa primeira fase", o Governo deverá "alienar a maioria do capital, de 60 a 70 por cento", e só numa segunda fase deverá ir até aos cem por cento.