
Haxixe (Créditos: es-infantadmaria.edu.pt)
Direitos Reservados
As autoridades portuguesas e espanholas estão a investigar um estaleiro de construção naval de Monção que terá fornecido oito lanchas rápidas a um grupo de traficantes de haxixe.
A suspeita das autoridades concentra-se numa empresa de construção naval em Monção, que alegadamente terá vendido oito lanchas rápidas a uma rede de tráfico de droga desmantelada no âmbito de uma operação em Espanha e que contou com o apoio da Policia Judiciária.
Num comunicado enviado à TSF, a PJ confirma que através da Directoria do Norte cooperou com as autoridades espanholas na desarticulação de uma rede que se dedicava ao transporte de haxixe de Marrocos para a Andaluzia.
Foram detidos onze suspeitos em Espanha. Em Portugal, a PJ revela que já desencadeou algumas acções e recolheu dados nas zonas de Melgaço e Monção, em particular numa empresa de construção naval, da qual cinco dos detidos em Espanha são responsáveis.
Uma fonte da investigação espanhola, citada pela agência Lusa, disse que as lanchas construídas em Monção foram vendidas alegadamente por 150 mil euros cada à rede de tráfico de droga.
A investigação que desmantelou esta rede começou no Verão de 2010, depois de uma embarcação ter sido apreendida com mais de 1500 quilos de haxixe, em Almería, no sul de Espanha.