Aguiar Branco admite que a reprivatização dos estaleiros pode estar inquinada de forma dramática; Honório Novo do PCP pediu a anulação do processo.
Corpo do artigo
Em causa está o processo de investigação de violação das regras da concorrência, num processo de investigação aberto pela União Europeia.
O governo reconhece que, se se confirmar o inquérito, a reprivatização pode acontecer só no último trimestre de 2013.
O ministro, que esteve esta manhã no Parlamento a responder às perguntas dos deputados sobre os Estaleiros de Viana (audição requerida pelo PCP), garante que vai fazer o possível para que a oficialização do processo não se concretize, tentando evitar a publicação do inquérito contra Portugal, nas publicações oficiais da União Europeia, mas reconhece que o caminho é estreito.
Já o PCP quer que o Governo anule imediatamente o processo de reprivatização dos estaleiros de Viana do Castelo.
O deputado Honório Novo pede esta anulação por uma questão de «bom senso», dizendo que o processo de anulação pode ter vários passos, sem que isso ponha em causa possíveis compromissos já assumidos.
O PCP alega que este pedido de esclarecimentos por parte de Bruxelas, que está a criar um impasse no processo de reprivatização, deve ser aproveitado para a anulação do processo, que o PCP considera a mais adequada.