Eduardo Cabrita assegura que este Governo está a fazer um bom trabalho em relação à prevenção de incêndios.
Corpo do artigo
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, à margem de um encontro com a ANMP - Associação Nacional dos Municípios Portugueses, esta manhã, em Coimbra, em relação à questão dos meios áreas de combate a incêndio, disse que este governo está a fazer "o que nunca foi feito até agora.
TSF\audio\2018\04\noticias\06\eduardo_cabrita_01_meios_aereos_12h
O MAI desvaloriza a posição inicial dos municípios portugueses contra a lei da limpeza das florestas e os prazos estabelecidos. Confirma que estão (administração central e administração local) a percorrer os mesmos caminhos: os da prevenção dos incêndios, evitando que se repita o que Portugal assistiu em junho e em outubro do ano passado.
Reafirma que está a ser feito em 2018 o que nunca foi feito até agora. "nunca houve nenhum conflito [com a ANMP], porque o que os municípios e todos os portugueses estão a fazer este ano é muito mais do que aquilo que alguma vez foi feito nesta área. O que nos estamos a preparar para fazer nos próximos anos é ainda muito mais, trabalhando em conjunto", afirma.
A reforma da Proteção Civil está adiantada, garante o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Mas, novos quadros legais só vão estar a vigorar em 2019. "Esta adiantada porque desde outubro que reformulámos a estrutura de topo da ANPC, como estabelecemos um novo modelos de colaboração com o IPMA e o ICNF". Eduardo Cabrita sublinha que "Portugal ganhou uma nova aposta na prevenção de incêndios florestais".