Desde o início de novembro que tem havido uma forte atividade sísmica no arquipélago.
Corpo do artigo
A terra voltou a tremer nos Açores na madrugada desta terça-feira. Foi sentido um novo sismo de magnitude 4,2 na escala de richter nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge.
Rui Marques, presidente do Centro de Informação e Vigilância Sismo-Vulcânica dos Açores revelou que, desde o início de novembro, tem havido uma forte atividade sísmica.
"Estamos neste momento em plena crise sísmica a oeste do Faial. Isto é uma atividade sísmica que se iniciou no dia 3 de novembro e desde esse dia que registámos já mais de um milhar de sismos nesta zona sismogénica", explicou à TSF Rui Marques.
TSF\audio\2019\11\noticias\12\rui_marques_1_crise_sismica_acores
Apesar de terem sido registados mais de mil sismos em apenas nove dias, só 19 foram sentidos pela população e mesmo esses, explica Rui Marques, não causaram estragos.
"Dos sismos que têm sido registados e sentidos pela população, os de intensidade máxima até ao momento têm 4 ou 5 de magnitude. São sismos que não provocam nenhum tipo de dano", acrescentou o presidente do Centro de Informação e Vigilância Sismo-Vulcânica dos Açores.
TSF\audio\2019\11\noticias\12\rui_marques_2_n_ha_motivo_para_alarme