"Estamos preocupados." Perceção do número de atos de indisciplina nas escolas é negativa e tem aumentado
É a conclusão que o Observatório da Convivência Escolar, um organismo da Federação Nacional de Educação, tira a partir de uma plataforma que monitoriza os casos de indisciplina
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Os casos de indisciplina nas escolas portuguesas mantêm-se, mas a perceção por parte dos professores cresce de forma negativa, revelou esta segunda-feira o Observatório da Convivência Escolar, um organismo da Federação Nacional de Educação.
“Não têm diminuído, não podemos dizer que tem diminuído. Têm-se mantido naquilo que são números habituais”, disse João Dias da Silva, coordenador do Observatório da Convivência Escolar, em declarações à TSF. Há é um outro fator associado, revelou: “A perceção que as pessoas têm relativamente à indisciplina”.
“Estamos preocupados, porque esta perceção do número de atos de indisciplina é uma perceção negativa e que tem aumentado. Temos verificado que entre os professores, por exemplo, há uma perceção de que há uma indisciplina que dificulta a aprendizagem.”
As conclusões do Observatório da Convivência Escolar surgem a partir de uma plataforma, lançada há seis meses, que serve essencialmente para recolher informação. João Dias da Silva adiantou que têm recebido “várias participações, particularmente de encarregados de educação”.
Paralela a esta, há outra plataforma para recolher as iniciativas que promovem a boa convivência.
