A Comissão Europeia está a discutir alterações na mudança da hora mas, até lá, este domingo a hora vai andar para trás.
Corpo do artigo
Na próxima madrugada a hora vai mudar. Os relógios devem ser atrasados 60 minutos para entrarmos no horário de inverno. Porém, nos últimos meses tem-se falado sobre as alterações na mudança de hora e a Comissão Europeia propôs o fim da mesma, apesar de os estados-membros terem a palavra final.
TSF\audio\2018\10\noticias\27\sofia_colares_alves_1_portugal
Sofia Colares Alves, representante da Comissão Europeia em Portugal, explica que em causa está uma mudança de hora mas também a decisão dos estados-membros de optarem pelo horário de inverno ou pelo horário de verão.
"Deixaríamos de ter o que vamos ter este domingo, não teríamos de mudar a hora", esclarece, frisando que "se Portugal optasse pelo horário de verão, continuaríamos a ter este horário o resto do ano".
Caso a alteração venha a ser aprovada pelo Parlamento Europeu, "a última mudança horária para todos os estados-membros seria a 31 de março de 2019", onde se mudaria para a hora de verão. "Os estados-membros que optariam por ficar no fuso horário de inverno teriam de fazer mais uma mudança horária a 27 de outubro de 2019".
Enquanto não há uma decisão, é certo que na madrugada de 28 de outubro (este domingo), a hora legal muda do regime de verão para o regime de inverno, de acordo com a indicação do Observatório Astronómico de Lisboa.
"Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, às 02h00 atrasamos o relógio 60 minutos, passando para a 01h00" e na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita às 01h00 de domingo, dia 28 de outubro, passando para a meia-noite (00h00), do mesmo dia.