Dirigentes da Associação Académica de Coimbra (AAC) e perto de uma centena de estudantes ocuparam, esta noite, uma das cantinas universitárias da cidade, para exigirem que um destes estabelecimentos volte a funcionar aos fins de semana.
Corpo do artigo
A Universidade de Coimbra (UC), apesar de ser «a que mais estudantes deslocalizados possui», é «a única do país que não tem uma cantina a funcionar durante os fins de semana», afirmou, explicando a atitude, o presidente da AAC, Ricardo Morgado.
Os cerca de 23 mil alunos da UC deixaram de ter, desde o início deste ano letivo, uma cantina aberta ao fim de semana, «por razões de ordem económica e financeira», explicou o dirigente associativo.
A situação, acrescentou, cria dificuldades, por vezes «extremas», aos estudantes que não têm capacidade económica para irem aos restaurantes nem condições para cozinharem nos locais onde residem.
Os responsáveis dos Serviços de Ação Social e da reitoria da UC já manifestaram vontade em reabrir uma das cantinas universitárias aos sábados e domingos, como vinha acontecendo até ao início do ano letivo 2011/12, mas Ricardo Morgado afirmou que os estudantes não podem «esperar mais».