Mais de metade dos portugueses desconhece as funções do pâncreas e quais as patologias a ele associadas, revelou um inquérito desenvolvido pelo Clube Português do Pâncreas (CPP), que pretendia avaliar o conhecimento dos portugueses sobre aquele órgão.
Corpo do artigo
Além da falta de conhecimento relativamente à função do pâncreas no organismo, os portugueses revelam ainda alguma dificuldade em indicar as doenças relacionadas com aquele órgão, sendo que 44 por cento dos inquiridos não conseguem identificar nenhuma destas doenças.
Entre os inquiridos que conhecem doenças associadas ao pâncreas, 36 por cento indica o cancro pacreático, 21 por cento menciona o diabetes e apenas 6 por cento refere a pancreatite, a patologia mais frequente.
Quando questionados sobre as suas funções, 47 por cento dos inquiridos afirmam que o pâncreas é responsável pela produção de insulina, 37 por cento refere a produção de enzimas que digerem os alimentos e 6 por cento considera que o pâncreas é responsável pelo controlo dos valores de pressão arterial.
O pâncreas é o órgão responsável pela produção de insulina e de enzimas que ajudam à digestão, bem como de outras substâncias que regulam os níveis de açúcar no sangue e participam noutras reações metabólicas.
Entre as patologias mais frequentes encontra-se a inflamação do pâncreas, denominada pancreatite, que pode surgir na sua forma aguda ou crónica e exige tratamento médico precoce.
As conclusões do inquérito preocupam o Clube Português do Pâncreas, que alerta para o facto de o desconhecimento impedir, em muitos casos, a deteção precoce de patologias associadas a este órgão.
Para tentar combater este desconhecimento e para sensibilizar os portugueses para a importância do pâncreas, a CPP está a promover a campanha nacional "Os órgãos não se medem aos palmos".
O estudo resultou de uma amostra de 992 pessoas que o CPP diz serem representativas da população portuguesa e que foram questionadas através de entrevista pessoal.
O Clube Português do Pâncreas, da Sociedade Portuguesa de Gastroentologia, é uma associação de médicos que se dedicam à patologia pancreática, que dá a conhecer o pâncreas, as suas funções e quais as doenças associadas.