Município português entre as cinco regiões europeias que vão ser premiadas durante a sessão plenária do Comité das Regiões, esta quinta-feira, em Bruxelas.
Corpo do artigo
O Comité das Regiões da União Europeia decidiu premiar o ecossistema empresarial do município de Castelo Branco e as diferentes ações e projetos concretos que os albicastrenses criaram em diversos setores (economia, educação, cooperação transfronteiriça).
Alguns dos casos que valeram o prémio a Castelo Branco, segundo o júri:
- incubadoras de start-ups;
- redução da burocracia para abrir um negócio;
- atividades e formação para promover a cultura de inovação entre crianças e jovens;
- oportunidades de financiamento;
- criação de sinergias, quer através de redes de empresários, quer através da cooperação transfronteiriça, especialmente com a vizinha Região Espanhola da Estremadura.
TSF\audio\2021\03\noticias\18\ricardo_alexandre_premio_castelo_branco
O júri, com membros do Comité das Regiões, representantes das instituições europeias, parceiros sociais e associações de defesa do território, reconhece em Castelo Branco "um setor agroalimentar dinâmico e um forte compromisso político com a mudança verde, com potencial significativo para uma recuperação pós-pandemia sustentável".
O Comité das Regiões elogia ainda "uma série de medidas na administração pública e instituições de ensino e diz que a estratégia de desenvolvimento de Castelo Branco está muito bem integrada na Estratégia Regional de Inovação mais ampla da Região Centro de Portugal".
É a segunda vez que um município português recebe este prémio que, sabe a TSF, "funciona como uma espécie de rótulo de excelência" por parte do Comité das Regiões e demais instituições europeias. Lisboa foi o primeiro município português a conseguir este prémio, em 2015. O ano passado o prémio foi para Gotemburgo na Suécia, Gdansk na Polónia e a região espanhola de Navarra.
Em declarações à TSF, José Augusto Alves, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, evidenciou o grande contentamento perante esta distinção, que, no entender do autarca, premeia as marcas distintivas da gestão autárquica.
TSF\audio\2021\03\noticias\18\jose_augusto_alves_1
Notícia atualizada às 9h18