"Eventuais derrames." Cargueiro naufraga perto de Espinho e pode causar danos ambientais
Navio mercante naufragou ainda em águas internacionais.
Corpo do artigo
O cargueiro Southwester naufragou este domingo a cerca de 31 quilómetros de Espinho, durante a operação de reboque para o porto de Leixões, após ter estado em risco de naufrágio na quinta-feira ao largo da Figueira da Foz.
A informação foi avançada num comunicado da Autoridade Marítima Nacional (AMN), que explica que o navio mercante naufragou ainda em águas internacionais. "O navio acabou por começar a afundar, o que fez com que os rebocadores tivessem de libertar os cabos para que não fossem arrastados com o navio", refere a nota.
A comandante Nádia Rijo, porta-voz da Marinha, explicou que, quando deram o alarme, os tripulantes falaram numa entrada abrupta de água na casa das máquinas.
"Com base neste alerta foram empenhados de imediato dois navios mercantes que se encontravam nas imediações. Estamos a falar de um local ao largo da Figueira da Foz, a cerca de 30 milhas. Estes dois navios mercantes deslocaram-se de imediato para o local, demoraram entre 30 a 45 minutos a chegar depois deste alerta", explicou à TSF a comandante Nádia Rijo.
Segundo a AMN, o local onde o Southwester se afundou "não representa perigo para a navegação" e a situação está a ser monitorizada pelas autoridades face à possibilidade de "resposta a eventuais derrames" provocados pelo naufrágio.
TSF\audio\2020\11\noticias\08\cmdte_nadia_rijo_afasta_catastrofe
O cargueiro deveria ter chegado ao porto de Leixões ao início desta tarde, numa operação que será acompanhada por elementos da Capitania e da Polícia Marítima.
O navio, com pavilhão de Vanuatu, transportava 14 tripulantes (sete turcos e sete georgianos), que foram nesse dia recolhidos da balsa em que já se encontravam por outro navio mercante que estava perto, o EM Hidra (pavilhão da Libéria).
A tripulação chegou ao porto de Leixões pelas 10h30 de quinta-feira, foi observada, encaminhada e testada para despistar a presença do novo coronavírus.
O navio mercante acidentado foi construído há 22 anos, tem 100 metros de comprimento e 16 de largura, podendo transportar até 5400 toneladas. Dirigia-se do porto francês de Nantes (Montoir) para o porto espanhol de Sevilha.