O presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática entende que o exame nacional da disciplina do 9º ano não tem perguntas que distingam pela positiva um aluno de 5.
Corpo do artigo
A Sociedade Portuguesa de Matemática considerou que ao exame nacional da disciplina do 9º ano foi demasiado fácil, não tendo o «nível de exigência sido o adequado para o final do 9º ano».
Para o presidente desta sociedade «um aluno de 3 deveria conseguir ter uma nota superior a 60 por cento e um aluno de 4 provavelmente uma nota perto dos cem por cento».
«Esta prova não tem qualquer pergunta que permita distinguir pela positiva um aluno de 5 e isso quanto a nós é negativo», adiantou Miguel Abreu, que diz que não se pode dizer que o desempenho escolar subiu apesar da expectável subida da média.
Apesar isto, o presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática saudado o facto de, pela primeira vez, numa parte de um teste deste género não ter sido permitido o uso de calculadora.