
As minas de Aljustrel encontram se na denominada Faixa Piritosa Ibérica, uma das maiores concentrações mundiais de jazigos de sulfuretos maciços. No seu conjunto de explorações, de que se destacam as minas de São João do Deserto e dos Algares, as mais antigas, e as de Feitais e do Moinho, mais recentes extraem-se sobretudo zinco e cobre. São ainda a principal base económica do concelho
Angelo Lucas/Global Imagens
Homem de 32 anos sofreu queimaduras nos braços e pernas.
Corpo do artigo
Um homem de 32 anos ficou hoje ferido com gravidade na sequência do rebentamento de uma conduta nas minas de Aljustrel, no distrito de Beja, disseram à agência Lusa fontes da Proteção Civil e da GNR.
Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja, o homem, que sofreu "queimaduras nos membros superiores e inferiores", foi transportado para o hospital de Beja.
A mesma fonte explicou que o acidente resultou do "rebentamento de uma conduta de ar comprimido".
Fonte da GNR referiu à Lusa que se trata de um acidente de trabalho, que ocorreu na empresa Almina, tendo sido comunicada a ocorrência à Autoridades para as Condições do Trabalho (ACT) para averiguar as circunstâncias em que ocorreu o sinistro.
O alerta, de acordo com o CDOS, foi dado às 17h06, tendo sido mobilizados para o local operacionais e um veículo dos Bombeiros Voluntários de Aljustrel e uma viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Castro Verde, além da GNR.