Faculdade de Educação e Psicologia promove sessões sobre os desafios da parentalidade
Um grupo de psicólogas vai dinamizar as sessões que se prolongam até junho.
Corpo do artigo
Gerir birras, conhecer os sinais de alarme em matéria de saúde mental nas crianças ou construir uma parentalidade saudável em caso de divórcio são alguns dos temas das sessões do novo ciclo Aprender a Educar promovido pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa do Porto.
A iniciativa que arrancou em 2014 foi interrompida em 2018 e agora está de regresso. Um grupo de psicólogas vai dinamizar as sessões que se prolongam até junho.
“O programa Aprender a Educar é um programa que tem como grande objetivo apoiar os pais na tarefa de educar os seus filhos, tarefa que é muito difícil. Muitas vezes parte-se do pressuposto que os pais são pais e imediatamente sabem o que fazer com os seus filhos, o que não é verdade”, afirma Lurdes Veríssimo, a coordenadora da iniciativa.
A primeira sessão realiza-se já no dia 12 de abril, tem como tema “Contextualizar e Discutir Estratégias Para Prevenir e Gerir Birras” e vai ser conduzida pela professora e psicóloga Lurdes Veríssimo. “Muitas vezes temos pais muito preocupados com as birras dos filhos e, de facto, a investigação científica ajuda-nos a compreender o que é que são estas birras. As birras têm um significado que é acima de tudo normativo e comportamental. É típico que as crianças aos dois, três ou quatro anos façam birras e é importante saber o que fazer antes, durante e depois da birra.”
Mas nem só de birras se vai falar no ciclo Aprender a Educar. No dia 10 de maio, a sessão será sobre a “Parentalidade Saudável Após o Divórcio”, com Benedita Silva Pereira, psicóloga na Clínica Universitária de Psicologia e a 24 de maio Alexandra Carneiro, também psicóloga na Clínica Universitária de Psicologia vai falar de “Saúde Mental: sinais de alarme em crianças e jovens!”. Em junho, dia 7, Lurdes Veríssimo volta a conduzir uma sessão sob o tema “Quero que o/a meu/minha filho/a seja feliz!” e a 21 de junho, a psicóloga Francisca Pereira vai abordar o tema “Sou pai/mãe, mas não só. Como conciliar os múltiplos papéis?”.
As sessões realizam-se na Universidade Católica Portuguesa no Porto, às sextas-feiras, das 21h30 às 23h30. Mais informações aqui.