A instituição da Universidade de Lisboa assinala hoje 40 anos de vida. O diretor diz que apesar "das dificuldades de financiamento" há bons motivos para festejar.
Corpo do artigo
Luís Pires Lopes assegura que "sob o ponto de vista de instalações e equipamentos" a Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa está "ao nível do que há de melhor no mundo".
Para além disso, a Faculdade é muito procurada pelos melhores alunos e a qualidade do ensino é reconhecida internacionalmente. Por isso, o diretor da Faculdade entende que "há bons motivos para festejar" este 40º aniversário apesar de persistir uma dificuldade de financiamento.
Esse problema, diz Luís Pires Lopes, reflete-se "na necessidade de criar receitas próprias, é muito importante conseguirmos rentabilizar os equipamentos que temos e, naturalmente, reflete-se naquilo que hoje em dia é exigido aos estudantes".
Nestes 40 anos foi dado, defende Luís Pedro Lopes, um grande salto. O país tinha poucos médicos dentistas, hoje os profissionais formados em Portugal estão entre os melhores; "há 40 anos grande parte dos profissionais não tinha formação adequada e hoje em dia estamos, dentro do panorama europeu, no escalão superior ao nível dos cuidados de saúde que prestamos".
Os médicos dentistas que acabaram o curso recentemente voltaram a sentir dificuldades para encontrar trabalho em Portugal e, como aconteceu com outras profissões, emigrar foi a solução.
O diretor da Faculdade de Medicina Dentária calcula que só em Inglaterra trabalham nesta altura mais de 200 médicos dentistas portugueses.