
Hospital de São Sebastião
Direitos Reservados
Um interno explicou que estes médicos estão a ver doentes de áreas para as quais não se sentem preparados, uma situação que, na sua opinião, coloca em causa a segurança dos pacientes.
Corpo do artigo
O Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, está a recorrer a internos por causa da falta de médicos nas urgências, denunciaram a Ordem e o Sindicato dos Médicos.
Estas duas instituições, ouvidas pelo Jornal de Notícias, entendem que estão em causa os cuidados prestados aos doentes e também a formação dos médicos.
O Jornal de Notícias cita um interno que indicou que estes médicos estão a ver doentes de áreas para as quais não se sentem preparados, uma situação que, na sua opinião, coloca em causa a segurança dos pacientes.
Este diário explica que a falta de médicos, que é crónica, agrava-se com a chegada das férias e lembra que a administração do hospital admite que há dificuldades em garantir as equipas para as urgências.
A administração do Hospital de São Sebastião reconheceu ainda que foi pedida colaboração pontual a internos para cobrir alguns turnos, se bem que estes estejam ainda em formação e não devam exercer sem supervisão.
A Ordem dos Médicos entende que a situação afeta de forma inaceitável os internos e admite retirar a idoneidade formativa dos hospital.
Por seu lado, o Sindicato Independente dos Médicos sublinhou que pode estar em causa a qualidade dos cuidados prestados à população.