Os sindicatos afirmam que faltam 200 profissionais na transportadora.
Corpo do artigo
Os sindicatos alertam que a TAP pode vir a ser obrigada a cancelar voos nos meses de verão por estar com dificuldade em contratar para diversas áreas da empresa, o que pode provocar constrangimentos na operação da companhia aérea. Há sobretudo falta de pilotos e técnicos de manutenção.
O Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (SITEMA), citado pelo Diário de Notícias, sublinha que, nesta área, faltam 200 profissionais na transportadora e, caso não sejam contratados, a operação de verão pode estar em causa. Jorge Alves, presidente do sindicato, reconhece que cerca de 70 profissionais de manutenção deixaram a TAP no espaço de um ano devido às condições laborais da empresa.
Perante este cenário, o verão da companhia aérea pode vir a ficar marcado por cancelamentos e por incapacidade em cumprir os procedimentos de segurança necessários à operação.
15932153
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil faz o mesmo alerta, com Tiago Faria Lopes a afirmar que, caso não sejam contratados mais pilotos, vão existir novos cancelamentos durante o verão.
Contactada pelo DN, a TAP não quis comentar os alertas de cancelamentos e garantiu que estão em curso processos de recrutamento para as diversas áreas. Agora para profissionais externos, depois de vários concursos anteriores terem sido abertos apenas para pilotos da Portugália.