Vários sobrinhos de Francisco, Jacinta e Lúcia ainda vivem na aldeia da família e gerem lojas em Aljustrel e hotéis em Fátima.
Corpo do artigo
Jacinta Marto, sobrinha de Francisco e Jacinta, explica que os acontecimentos de 1917 alteraram para sempre o destino da família.
TSF\audio\2017\05\noticias\10\claudio_garcia_descendentes_dos_pastorinhos_gerem_lojas_e_hoteis
"Desde criança nunca soube o que era ter uma casa que não tivesse toda a gente a bater à porta para entrar", afirma.
Em Aljustrel, aldeia onde tudo começou, vários familiares de Francisco, Jacinta e Lúcia estão hoje ligados ao comércio de artigos religiosos, mas outros ramos da família dedicam-se ao alojamento turístico em Fátima.
"O hotel Alecrim, o hotel Santo Amaro, a Tia Alice, o hotel Santo Condestável, o hotel Cruz Alta, o hotel Estrela de Fátima, o hotel Lagoa dos Pastorinhos, têm descendência dos Martos", detalha.
Sábado, todas as atenções estão concentradas na visita do Papa Francisco e na canonização de Francisco e Jacinta, no Santuário. Jacinta Marto espera ocupar um lugar entre a multidão.
"Claro que sentimos uma alegria muito grande, pelo acontecimento que é, mas a família encarou sempre esta mensagem sem orgulho, na medida em que Deus escolheu a nossa como podia ter escolhido outra, não somos mais que os outros".
Aljustrel é também a aldeia natal da irmã Lúcia dos Santos, e é lá que continua a viver a sobrinha Maria dos Anjos, nascida três anos depois dos acontecimentos da Cova da Iria.
"Não havia nada, não havia um carro, não havia uma bicicleta, só umas ovelhitas e uns burricos. E ninguém acreditava que Nossa Senhora aparecia, só acreditaram quando foi o milagre do Sol".
Hoje com 97 anos, Maria dos Anjos acredita que está para breve um milagre atribuído a Lúcia, prima de Francisco e Jacinta.
"As coisas estão bem encaminhadas, mas Nosso Senhor é que sabe, a gente aceita aquilo que Deus lá tiver destinado"
A dois passos de Fátima, a aldeia de Aljustrel é romagem quase obrigatória para os peregrinos, sobretudo para visitarem as casas onde nasceram Lúcia, Francisco e Jacinta.