Farmácias com linha de aconselhamento que vende medicamentos para entregar em casa
Grupos de risco para o novo coronavírus devem encomendar tudo à distância. Linha funciona 24 horas por dia.
Corpo do artigo
As farmácias têm a partir desta segunda-feira uma linha telefónica gratuita para encomendar medicamentos que podem ser entregues em casa.
O número para todo o país é só um, 1400, mas os utentes poderão escolher, de seguida, durante chamada, a farmácia que querem que lhes venda os medicamentos.
Em comunicado, a Associação Nacional de Farmácias (ANF) detalha que a prioridade será dada aos mais velhos, com mais de 60 anos, e aos doentes crónicos que devem evitar sair de casa durante a pandemia de Covid-19.
A ANF garante que depois de fazer a chamada e antes de receber a encomenda o doente será contactado para esclarecer todas as dúvidas sobre a melhor forma de tomar o medicamento, evitando efeitos secundários negativos, numa conversa semelhante à que por norma se tem na farmácia com o farmacêutico.
Recorde-se que nas últimas semanas, com o avançar da pandemia, as farmácias têm registado um enorme aumento de procura e muitos doentes são aconselhados, em paralelo, a não sair de casa.
Além de encomendar medicamentos, a nova linha 1400 permite obter aconselhamento farmacêutico durante 24 horas por dia.
A chamada é gratuita de qualquer rede móvel ou fixa, havendo vários tipos de modalidades de entregas ao domicílio. A mesma linha pode ser usada para planear visitas à farmácia.