O reitor Carlos Cabecinhas garante que está tudo pronto para acolher a cerimónia que eleva os beatos a santos, em Maio, se o Papa Francisco assim decidir
Corpo do artigo
Esta quinta-feira, em Roma, o Papa Francisco reconheceu o milagre que abre caminho à canonização de Francisco e Jacinta.
À tarde, em conferência de imprensa realizada na casa episcopal de Leiria, os responsáveis pelo Santuário de Fátima e pela diocese regozijaram-se com o anúncio do Vaticano, que acontece a tempo da celebração do primeiro aniversário das aparições da Cova da Iria, no próximo mês de maio.
O reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, reconhece mesmo que esta era uma das notícias mais aguardadas. "Não é uma boa notícia entre outras, esta é uma das melhores notícias e das mais aguardadas notícias na celebração do centenário das aparições", afirmou.
É a 20 de abril que o Papa Francisco vai anunciar, em primeiro mão, aos cardeais da igreja católica, o dia e lugar para a cerimónia de canonização dos beatos Francisco e Jacinta.
Aos jornalistas, a postuladora Ângela Coelho confirmou que os dois beatos vão ser os mais jovens santos da Igreja Católica. O caso começou a ser investigado em 2013 e os resultados da análise médica e científica chegaram no início de fevereiro de 2017. Seguiu-se, no último mês e meio, a apreciação da fundamentação teológica pela Congregação para as Causas dos Santos, no Vaticano.
"Não nos é permitido dar pormenores acerca da cura obtida por intercessão de Francisco e Jacinta, sobretudo neste caso porque envolve uma criança. O que foi dito até ao momento, isso sim posso repetir, é do Brasil e é uma criança", explica a irmã Ângela Coelho.
Para o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, também na hora do anúncio da canonização não há coincidências, mas, sim, intervenção divina. "Considero que por detrás de tudo está uma mão providencial que conduziu todo este processo para que tivesse o momento culminante no centenário", afirmou durante a conferência de imprensa esta tarde em Leiria. "Considero que o centenário é a ocasião mais propícia para a canonização e consideraria que o centenário não estaria completo sem a canonização".
A 50 dias da visita do Papa Francisco a Fátima, os responsáveis pelo Santuário garantem estar prontos para acolher, também, a cerimónia de elevação dos beatos Francisco e Jacinta a santos, se o Santo Padre assim o decidir.