A corrida aos descontos da Black Friday pode passar algumas rasteiras às decisões racionais. São os chamados enviesamentos no momento de tomada de decisão, como alerta o bastonário da Ordem dos Psicólogos.
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Francisco Rodrigues faz notar que decidimos emocionalmente mais do que racionalmente e que isso tem implicações. Desde logo, quando estamos num local onde os outros estão a comprar: "Há aqui um fenómeno de grupo que condiciona as nossas decisões. Compramos também porque outros compram e não compramos só porque necessitamos de algo".
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Há ainda outro aspeto que tem influência nas decisões que tomamos: a quantidade de informação. "Nestes momentos de Black Friday, há imensa informação a circular sobre os descontos, "n" produtos que podem ser comprados com imensas vantagens. Esta quantidade de informação é algo que nos dificulta a decisão", realça.
Por isso, alerta o bastonário dos psicólogos, há "enviesamentos" que acabam por acontecer: "Nós utilizamos informação que nos é dada como atalho, por exemplo, se agora temos 30% de desconto, o que avaliamos é esse ganho de 30% e não avaliamos se realmente necessitamos desse objeto. Compramos pela vantagem que nos é dada a conhecer". Isso que faz com que estejamos, enquanto consumidores, sujeitos a tomar "decisões de que mais tarde nos podemos arrepender".
Para que as decisões sejam mais ponderadas, a Ordem dos Psicólogos faz parte do Plano Nacional de Literacia Financeira. Até porque as decisões de consumo acabam também por ter impacto na saúde mental.