Feliz ano da serpente. Novo ano chinês começa esta quarta-feira e é celebrado nas ruas em Portugal
A TSF falou com um especialista em astrologia chinesa, para compreender o que a tradição diz sobre o ano da serpente, e foi saber como esta data é assinalada em Portugal
Corpo do artigo
O novo ano chinês arranca esta quarta-feira: um calendário tradicional com 12 signos de zodíaco, um por ano em vez de um por mês, sendo que o signo deste ano é o da serpente.
O diretor do Instituto Europeu de Estudos Tradicionais, Larry Ibarra, diz à TSF que este calendário era “tradicionalmente usado mais pelos agricultores”, pois “definia as mudanças na natureza”.
Além disso, Larry Ibarra, que também é formador de astrologia chinesa, diz que há um significado para cada animal. “Cada um dos 12 animais tradicionais chineses que compõem o horóscopo simboliza uma combinação de energias. Antigamente, quando o povo era iletrado, em vez de lembrar as combinações de energia - que vinham da filosofia chinesa, da teoria dos cinco elementos -, era mais fácil lembrar animais”, afirma.
Qual é o significado da serpente neste ano chinês?
Larry Ibarra explica também à TSF que este animal significa “sabedoria, astúcia”. Além disso, a serpente é associada ao fogo, elemento que a cultura chinesa atribui ao coração e à mente.
Por falar em elementos, o calendário chinês atribui um ao animal do zodíaco do ano. Para 2025, o elemento é a madeira. “Um ano de madeira de serpente vai trazer influências que farão a pessoa mais criativa, com uma compreensão maior perante as coisas. Portanto, é um ano que poderá ter uma influência em termos de capacidade de iniciar projetos, de iniciar coisas, de seduzir mais facilmente, de convencer melhor os outros com as minhas ideias”, afirma, antes de sublinhar que esta é uma visão “muito geral”.
Ainda nas linhas de uma leitura geral, mas a título da curiosidade, o formador destaca o que diz a lua sobre os bebés que nascerão este ano.
“Podíamos dizer que é uma pessoa que vai ser extremamente inteligente, que vai ter habilidade de iniciativa, que pode tornar-se impulsivo pela característica do fogo, uma pessoa com um aspeto criativo, sensibilidade estética mais forte, tendência artística mais forte, boa capacidade de comunicação, por exemplo, até alguns aspetos de liderança. Se posso aplicar isto a todas as pessoas que vão nascer este ano? Não. Porquê? Porque depende dos fatores ‘céu, terra e humanidade’”, considera.
Celebrações em Lisboa, Coimbra ou Vila do Conde
A Câmara Municipal de Lisboa está a organizar, em conjunto com a embaixada da China e a Associação Festival da Primavera Chinês, uma festa para este fim de semana. A TSF falou com o vereador da Câmara de Lisboa Diogo Moura.
Além da capital, o presidente da Liga dos Chineses de Portugal, Y Ping Chow, adianta também as celebrações que vão acontecer no domingo, em Vila do Conde, e na segunda-feira, em Coimbra.
Y Ping Chow reconhece que o interesse dos chineses em Portugal diminuiu devido ao fim dos vistos gold: “Neste momento, como o 'golden visa' para comprar imobiliário foi anulado não tem vindo muita gente [da China].”
