Os feriados do Corpo de Deus e do Dia de Todos os Santos, suprimidos em 2013 pelo governo de Pedro Passos Coelho, serão repostos já este ano, garantiu Augusto Santos Silva, atual ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE).
Corpo do artigo
Augusto Santos Silva garantiu que os feriados religiosos serão repostos ao mesmo tempo que os civis, o 5 de outubro e o 1 de dezembro, que serão debatidos no parlamento esta sexta-feira. "Logo que a decisão sobre a reposição dos feriados civis esteja feita em Portugal, o MNE trocará notas verbais com a Santa Sé que reporão os feriados religiosos em 2016. Portanto, serão repostos ao mesmo tempo que os civis", explicou.
O ministro adiantou ainda que "a reposição dos feriados religiosos não é possível por decisão parlamentar, visto que envolve uma negociação entre dois estados soberanos, o português e a Santa Sé", concluiu Santos Silva.
O feriado do Corpo de Deus é móvel, celebrando-se sempre a uma quinta-feira, 60 dias depois da Páscoa. Este ano está marcado para o dia 26 de maio. Já o Dia de Todos os Santos é fixo, e assinala-se a 1 de novembro.