Em recatado lugar do concelho de Vila Nova de Famalicão, um restaurante é destino gastronómico de excelência. A cozinha tradicional serve de base a propostas marcadas pela criatividade e apresentação apelativa, com muito sabor e feitas com bastante saber.
Corpo do artigo
A freguesia de Portela, no extremo setentrional do concelho de Vila Nova de Famalicão, equidistante desta cidade e de Braga e a curta distância de Guimarães, tem o restaurante Ferrugem como referência desde 2006.
O espaço, particularmente discreto, resultou do aproveitamento, muito bem conseguido, da área ocupada pelos antigos estábulos de uma mansão de início do século XVIII, a casa de Maganhe.
TSF\audio\2018\07\noticias\13\tsfmesa13
Nome complicado de pronunciar e de memorização difícil. O recurso a uma metáfora foi solução mais criativa: a ferrugem é o resultado da transformação de objetos ao longo dos anos e na cozinha também se processa essa mudança, com a gastronomia a ganhar uma vida nova.
A sala retangular, com chão em calçada portuguesa, paredes em pedra e teto em madeira, prima pela elegância decorativa, modernidade e muito bom gosto. Ambiente tranquilo e confortável, Amesendação aprimorada.
Neste restaurante, projeto de uma vida, o chef Renato Cunha, um famalicense com formação académica noutra área, tem um lema: o sabor está em primeiro lugar!
Para levar à mesa a portugalidade da cozinha inspirada no receituário tradicional de inspiração popular.
O pão de chouriço com orégãos, de fabrico próprio, é ideal para saborear as manteigas de cebola caramelizada e carabineiro, colocadas sobre um azulejo autêntico de início do século XX.
Para ativar as papilas gustativas, dois snacks: iogurte de carabineiro, uma analogia do tradicional, com forte componente conceptual em termos de imagem, e um panado de polvo, assumindo a forma de gelado - não falta sequer o pauzinho com o logótipo do restaurante - colocado sobre uma base de chutney de pimentos assados, areia de cebola e um camarão da costa, desidratado a 45 graus durante 12 horas.
O espumante Aphros 100% Loureiro fez a devida harmonização.
O caldo verde, com broa de milho tostada com azeite, revelou-se um hino à autenticidade, tão esplendoroso foi o sabor.
Exemplo de prato popular, o bacalhau com todos expressa criatividade e respeito pela tradição.
É um carpaccio de bacalhau sobre uma base de creme de grão de bico com azeite e vinagre ovo de codorniz, azeitona, cebola rosa, beterraba, cenoura em pickle, açafroa de S. Miguel e ervilha, que representa as hortaliças.
Apresentação fantástica e um sabor único, autêntico; perfeita textura de sabores. É um prato que cria emoção e isso aproxima-o da arte.
Para acompanhar na perfeição, o Vinha da Bouça, um alvarinho de 2015.
A sopa de peixe, de grande nível, é elaborada com pedaços de peixe, mexilhão, amêijoa, croutons, hortelã e coentros é um caldo denso, servido num bule para manter a temperatura.
O Covela Escolha fez a devida harmonização.
Mais substancial, a carne de cachena, de animal velho, suculenta e saborosa, legumes salteados com paia de porco alentejano, espargos, favas e cogumelos.
Um prato que manteve o elevado nível da refeição concluída com um divinal gelado abade de Priscos.
Na ementa, constam três menus de degustação e com a devida harmonização vínica: Minho, com quatro momentos; Recortes de Portugal, com cinco, e Ferrugem, com seis.
Longe dos holofotes da mediatização, a criatividade, domínio das técnicas e conhecimento do chef Renato Cunha dão intenso brilho ao Ferrugem. Em Vila Nova de Famalicão.
Onde fica:
Localização: Rua das Pedrinhas, 32, 4770-379 Portela (Vila Nova de Famalicão)
Telef.: 252 911 700