Desde oficinas, saídas de campo, circo, cinema, teatro, marionetas, música, leitura de livros, há propostas para todas as idades na Festa do Outono.
Corpo do artigo
No ano em que o Parque de Serralves celebra o centenário o programa da Festa do Outono privilegia o mundo rural.
As portas abrem às 10 da manhã, hora marcada para o arranque de várias oficinas espalhadas pelo parque e pela quinta de Serralves. Rui Costa, diretor de projetos especiais da Fundação de Serralves diz que "a Festa do Outono tem um programa "multidisciplinar muito diversificado, que respeita as questões da sustentabilidade em geral, muito particularmente a defesa do meio ambiente, a contemporaneidade e a relação com a interligação entre a ancestralidade e as tradições.
Rui Costa refere que as "artes e ofícios" de diferentes proveniências do país estarão muito presentes nesta Festa do Outono, onde as crianças vão poder dar azo à sua criatividade em oficinas ou a contactar com animais da quinta e com as raças autóctones. Do ponto de vista artístico, a Festa do Outono tem também vários "workshops" relacionados com interatividade, ciência, tecnologia, inteligência artificial, passando por espetáculos de artes performativas, como o teatro, artes circenses, teatro de marionetas, música, e ainda leituras, um mercado de outono e a feira de design urbano. Rui Costa destacou, por exemplo, as oficinas de cestaria, feltragem, tecelagem e trabalho em lã, a oficina "Viagem com bolotas", a exposição "O tempo das Árvores", de Paulo Neves, e a exposição "Parque de Serralves - 100 anos de História", bem como a instalação interativa "Ovelhas à Solta".
TSF\audio\2023\09\noticias\22\x_rute_fonseca_festa_do_outono_em_serralves
Dezenas de atividades gratuitas, durante dois dias. Este ano a Festa de Outono conta com a participação de 19 municípios no programa. Com o centenário do Parque de Serralves a aposta passa pela valorização do mundo rural, diz Helena Freitas, diretora do Parque. ""É um espaço excecional de educação ambiental. Aquilo que fazemos aqui todos os dias com as crianças, com as famílias, é absolutamente único no país. Por outro lado, temos aqui um ambiente interdisciplinar".
As raças autóctones, com uma aula sobre o burro de Miranda, o Festival de Cinemini com sete sessões destinadas a crianças, concertos do Ensemble de Percussão da Banda Sinfónica Portuguesa, e a leitura de excertos do livro "As Penélopes", por autoras, são algumas das dezenas de atividades que podem ser realizadas ao longo dos dois dias da Festa do Outono 2023.
As atividades da Festa do Outono são gratuitas. O acesso pode ser feito pelos portões da Avenida Marechal Gomes da Costa e da Rua Bartolomeu Velho. As portas abrem às 10h e encerram às 19h.