Pela primeira vez, PSD e CDS-PP juntam-se este sábado na tradicional Festa do Pontal, com a coligação Portugal à Frente a eleger o calçadão de Quarteira, no Algarve, como palco para uma "rentrée" conjunta.
Corpo do artigo
A menos de dois meses das eleições legislativas de 4 de outubro, a tradicional rentrée social-democrata conta este ano com a presença dos líderes do PSD, Pedro Passos Coelho, e do CDS-PP, Paulo Portas, que vão "dividir" o palco para os primeiros discursos depois das férias.
Antes de Passos e Portas vão falar ainda os líderes das distritais e das concelhias de Loulé, o cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP, o independente José Costa Barros, e da primeira candidata do CDS-PP, Teresa Caeiro (número três da lista).
Em declarações à TSF, o líder do PSD Algarve Luís Gomes chama à rentrée "festa da coligação". "Este ano não há Pontal, o Pontal era uma festa do PSD. Este ano há a festa da coligação. Teremos dirigentes do dois partidos que vão falar, os presidentes das distritais do PSd e do CDS-PP do Algarve e os primeiros representantes das listas da coligação do distrito de Faro", afirmou.
A Festa do Pontal realizou-se pela primeira vez há 38 anos, em agosto de 1976, altura em que decorreu no Pinhal do Pontal, junto à Ria Formosa, em Faro, e chegou a contar por duas vezes com a presença do fundador e primeiro líder do partido, Francisco Sá Carneiro. Após um interregno de sete anos, a festa foi retomada em 2005.
A primeira vez que Passos Coelho foi à Festa do Pontal como líder do PSD foi em 2011, dois meses depois de ter chegado à chefia do Governo, após a vitória nas legislativas de junho desse ano.