Portugal concorreu com a canção "O Jardim", interpretada por Cláudia Pascoal e composta por Isaura, e ficou no último lugar da tabela.
Corpo do artigo
Israel venceu a edição 63.ª do Festival Eurovisão da Canção decorre, esta noite, na Altice Arena, em Lisboa.
A israelita Netta Barzilai protagonizou a canção "Toy", uma das favoritas à vitória.
84LBjXaeKk4
Portugal ficou em último lugar, com a música "O Jardim", interpretada por Cláudia Pascoal e composta por Isaura, depois de uma vitória de Salvador Sobral na edição passada.
mHjGbADMcOI
Portugal, por ser o país anfitrião, teve entrada direta na final, com a canção "O Jardim", interpretada por Cláudia Pascoal e composta por Isaura. Além de Portugal, também Espanha, Reino Unido, Alemanha, Itália e França (os países do chamado grupo dos 'Big 5') não tiveram que competir nas semifinais, nas quais foram apurados os restantes 20 países.
Na primeira semifinal, que decorreu na terça-feira na Altice Arena, no Parque das Nações, passaram à final Áustria, Estónia, Chipre, Lituânia, Israel, República Checa, Bulgária, Albânia, Finlândia e Irlanda, na segunda, que decorreu na quinta-feira no mesmo local, passaram Sérvia, Moldávia, Hungria, Ucrânia, Suécia, Austrália, Noruega, Dinamarca, Eslovénia e Holanda.
Pelo caminho ficaram as canções da Suíça, Bielorrússia, Arménia, Bélgica, Croácia, Islândia, Azerbaijão, Grécia, Macedónia, Roménia, São Marino, Rússia, Geórgia, Polónia, Malta, Letónia e Montenegro.
O vencedor será o país que reunir maior pontuação, que é atribuída pelos espetadores de cada país, através de televoto, e por júris nacionais dos 43 países que participam na edição deste ano.
O momento (inesperado) contra o Brexit
995392292176453633
A final da Eurovisão fica marcada por um momento insólito. Durante o espetáculo, um homem subiu ao palco e tirou o microfone da mão da cantora representante do Reino Unido. Em causa esteve um protesto contra o Brexit. "Para os nazis dos meios de comunicação do Reino Unido, exigimos liberdade", terá dito, segundo a BBC.
A organização deu hipótese à equipa britânica de repetir a atuação mas a mesma foi recusada, sendo que a cantora se mostrou satisfeita com o que fez em palco.
O homem foi detido pelas autoridades após o incidente. De acordo com o porta-voz da PSP, Hugo Palma, trata-se de um cidadão europeu que, após a detenção, foi retirado da Altice Arena. "À partida, a intenção dele seria passar uma mensagem e não tinha a intenção de magoar", adiantou o responsável em declarações à Lusa.
Salvador Sobral e Caetano Veloso encantaram no palco da Eurovisão
995420217370083328
O grande vencedor da Eurovisão 2017, o português Salvador Sobral, subiu ao palco acompanhado por Júlio Resende e Caetano Veloso.
Na primeira música cantou apenas com o acompanhamento do pianista e na segunda canção chamou Caetano Veloso, o brasileiro de quem é fã e que o ano passado torceu pelo português.