A TSF foi ouvir os alunos que hoje se despedem da escola, mas não dos livros. Vem aí a época de exames que só lhes permite descansar mais tarde.
Corpo do artigo
As aulas acabam para os alunos do 9º, 10º e 11º anos, mas agora começa o pior: estudar para os exames.
O Luís, aluno do 11º ano, na área de Humanidades fugiu da matemática e escolheu as disciplinas para ser avaliado. "Vou ter exame a filosofia e geografia. Vou com boas notas mas estou com esperança que o Ministério da Educação este ano faça exames mais fáceis", diz.
Também aluno da mesma área, o Miguel teve negativa ao longo do ano a Matemática Aplicada às Ciências Sociais. Por isso é obrigado a fazer exame nessa área. E os números não são o seu forte. "Faço parte das estatísticas em que entram a maior parte dos alunos deste País", ri.
Para preparar os alunos, os professores vão dar aulas-extra às disciplinas de exame, as quais só frequenta quem quer.
Mas se a matemática é um "bicho de sete cabeças" para alguns, para outros, como a Micaela, aluna do 12º ano, os números são tratados por tu. Vai a exame com média de 18 e já tem planos para o futuro. "Gostava de entrar para engenharia aeronáutica na Força Aérea".
Para já, depois dos exames, o que interessa é descansar. "Vou tentar divertir-me e sair com os amigos porque, se calhar, a partir daqui vamos separar-nos. Uns vão estudar para fora, outros ficam por aqui", diz esta aluna.